terça-feira, outubro 24, 2006

11º E - Intersecção de Planos em DPO

Na resolução da intersecção de planos, pelo método geral, podemos utilizar como auxiliares quaisquer tipo de planos. É óbvio que a economia de traçado nos aconselha à utilização de planos projectantes - verticais, de topo, de nível e de frente - e, quando temos que recorrer a dois planos, a utilizar planos paralelos. Mas isto apenas porque, assim, racionalizamos o desenho tornando os traçados mais fáceis e legíveis.

Vejamos o caso da intersecção de dois planos de rampa. Neste caso apenas precisamos de determinar um ponto uma vez que sabemos que a recta só pode ser uma fronto-horizontal; conhecemos, portanto a sua direcção.
Utilizamos um plano de topo cuja intersecção - com alfa e beta - determinamos. A intersecção das duas rectas é um pontos da recta de intersecção dos planos, que assim fica definida.


Sugestão: resolva o mesmo problema utilizando como auxiliar um plano oblíquo q.q.

No segundo caso queremos determinar a intersecção de dois planos oblíquos. Utilizámos dois planos de nível como podíamos ter utilizado dois planos de frente. A vantagem destes planos sobre os outros planos projectantes (verticais ou de topo) é óbvia: as rectas resultantes são rectas notáveis dos planos que ficam determinadas com apenas um ponto; neste caso o seu traço vertical





Sugestão: resolva o mesmo problema utilizando como auxiliares:

  1. planos de rampa;
  2. planos de topo.

Até amanhã e bom trabalho.

1 Comments:

At 7/11/2008 12:54 da tarde, Blogger Andrea Proença said...

ola stor** tou a estudar para a segunda fase do exame..andei por aqui a ver uns exercícios e gostei do que vi...

Obrigada!


Boas férias..

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker